A Semana de Ciência e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás ocorrerá de 16 a 19 de outubro de 2012 com o Tema: Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza, em sintonia com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, coordenada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e, em âmbito regional em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECTEC). Como destaque o ano de 2012 foi indicado pela ONU como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos.
A conferência da solenidade de Abertura da Semana de Ciência & Tecnologia do Estado de Goiás ocorrerá no Auditório da Área IV, como evento unificado à Semana da PUC Goiás, no dia 16 de outubro (terça-feira), às 9h da manhã. A palestra será proferida pelo Prof. Dr. Ademar Ribeiro Romeiro, economista da UNICAMP, pesquisador na área da temática.
A Sessão de Abertura contará com a participação de docentes, estudantes, pesquisadores, representantes de outras instituições e organizações públicas e privadas, de universidades, centros e institutos de pesquisa, vinculados à produção de Ciência e Tecnologia, em Goiás, e terá a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECTEC), como órgão público coordenador das atividades vinculadas à C & T no Estado de Goiás.
Com visão estratégica, a PUC Goiás objetiva refletir, no contexto dos desafios contemporâneos, em ambiente educacional e de formação profissional, a dimensão ética e política do conhecimento científico produzido na interrelação entre ciência, cultura e arte, voltada para o debate sobre a relação entre Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza.
A idéia central é promover pesquisas sobre o investimento na produção e na distribuição de renda, problematizando a implementação de ações estratégicas voltadas à chamada Economia Verde, com sustentabilidade ambiental, e suas implicações para a erradicação dos fenômenos da pobreza e da desigualdade social. Como Instituição de Ensino Superior (IES), a PUC Goiás afirma sua vocação e compromisso histórico com a formação qualificada de profissionais dotados das competências e habilidades necessárias para o avanço da Ciência, com foco nas áreas tecnológicas de inovação e no desenvolvimento social e cultural do Estado de Goiás.
Neste Caderno, a Comissão Organizadora da Semana de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás apresenta sua Programação Geral que contará com os seguintes eventos: XIII Jornada de Iniciação Científica; XIII Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação; I Mostra Unificada de Produção Científica da PUC Goiás: especializações, mestrados e doutorados; VIII Semana Integrada de Ciência e Tecnologia das áreas: engenharias, exatas e da terra; XI Feira do Livro Universitário; Exposição 40 ANOS DE IGPA; TEDx PUC Goiás Salon: Tecnologia, Entretenimento e Design.
A PUC Goiás, por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPE), ao divulgar sua produção científica, imprime dinamismo à produção do conhecimento, criando condições objetivas de interação crítica da pesquisa com o ensino e a extensão, no diálogo entre pesquisadores das distintas áreas do conhecimento (docentes e discentes) com a tarefa de consolidar a pesquisa nesta Universidade, incorporando as demandas colocadas ao mundo contemporâneo face às exigências da revolução tecnológica e do conhecimento.
No decorrer da Semana de 2012 serão apresentados 609 (seiscentos e nove) trabalhos científicos no formato de comunicações orais, 70 (setenta) apresentações em posters produzidos por alunos e professores pesquisadores vinculados às Unidades Acadêmico-Científicas: Núcleos e Grupos de Pesquisa/PUC Goiás, Centros e Institutos, e aos diversos Programas de Pós-Graduação existentes (stricto e lato sensu), Programas de Iniciação Científica (IC) que compõem a Jornada de Iniciação Científica e aos Comitês (Interno de Iniciação Científica, COAP e CEP) e outros.
A VIII Semana Integrada de Ciência e Tecnologia das Áreas de Engenharias, Exatas e da Terra programou 41 eventos entre palestras e minicursos, com 15 vagas previstas para cada evento, totalizando em torno de 615 alunos participantes. A Semana de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás contará, ainda, com a realização de 19 outros eventos científicos, tais com: 04 simpósios, 09 mesas redondas, 06 seminários/minicursos, com programações previstas para os dias 17, 18 e 19/10/2012. As inscrições abrangem desde resumos de pesquisas da Iniciação Científica, TCCs de graduação, monografias de especialização, dissertações de mestrados e teses de doutorado, a comunicações de pesquisas de docentes inseridos nas diversas linhas de pesquisa.
A efetiva participação da comunidade universitária certificam a Semana de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás como espaço de reflexão sobre a pesquisa em suas dimensões teórico-metodológica, científica e política, e como dimensão integradora de sujeitos, de saberes, e de instituições públicas, comunitárias e particulares, comprometidas com o incremento das atividades ligadas a Ciência e à Tecnologia. Em 2012, a Semana de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás contará com o apoio e o patrocínio dos seguintes órgãos públicos e privados: Fundação de Amparo à Pesquisa em Goiás (FAPEG), Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECTEC), Secretaria Municipal de Educação (SME), e Consultoria Ambiental (Naturae).
Convidamos todos e todas para participarem da Semana da PUC Goiás, transformando-a em espaço de aprofundamento do debate sobre o papel estratégico da Ciência em Goiás, Goiânia e no Brasil. À ciência brasileira cabe subsidiar a complexa equação entre Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza. Às Agências, Institutos e Instituições de Ensino Superior, compete o incentivo e a promoção da pesquisa científica e tecnológica, com inovação, comprometida com as necessidades sociais reais e objetivas da população, mediante visão antropocêntrica, com ênfase na promoção da dignidade humana.
A ciência compete, ainda, produzir um conhecimento em bases científicas e democráticas que motive o surgimento de novas idéias, ao ponto de modificar a realidade das pessoas e se manifestar em sua cultura. Até mesmo porque de nada adianta produzir etanol e fontes de energia renováveis, com sustentabilidade ambiental, se não se investir nas relações sociais e humanas degradadas e na erradicação do trabalho precário e/ou escravo.
A programação proposta é apresentada à luz dessa concepção, tomando-a como horizonte ético, cívico e democrático. Está fundamentada em uma perspectiva de solidariedade intergeracional, mas, sobretudo, identificada com um projeto societário transformador, que aponta como exigência um compromisso ético-político, ambiental, com sensibilidade estética diante da Vida, colocado a serviço do bem comum e da justiça social redistributiva.
Goiânia, 16 de outubro de 2012.
Prof. Wolmir Therezio Amado |
||
Profa. Sandra de Faria |
Profa. Maria José de Faria Viana |